segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diretoria define metas para o segundo ano de gestão



Ontem, dia 22 de abril, a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (ABRAPPS) esteve reunida em São Paulo para definir as ações que deverão ser implementadas neste segundo ano de mandato e avaliar o trabalho já desenvolvido.

Na avaliação geral, o saldo foi positivo com destaque a regularização da entidade que está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e teve o regimento interno aprovado. O diretor financeiro José Raimundo, que coordenou o processo, informou que ainda falta inscrever a associação na prefeitura e em outras instâncias para cumprir os critérios, normalmente, requeridos para concorrer a editais. Outro avanço nesse primeiro ano de gestão foi a ampliação dos mecanismos de comunicação, implementados  com o intuito de fortalecer o vínculo entre os ex-bolsistas. A ABRAPPS possui um  blog (blogdaabrapps.blogspot.com.br) e um grupo de discussão no facebook , que conta com a adesão de 80 bolsitas e ex-bolsistas.

Pauta – No encontro ficou definido a cobrança da anuidade dos associados, conforme previsto no regimento interno. A aprovação dessa proposta  e o valor da mensalidade serão definidos em consulta pública online ainda no primeiro semestre. O secretário executivo, Fábio Santos de Andrade, alertou sobre a necessidade de realizar o recadastramento para atualizar os dados dos 67 associados, dos quais  36% estão na região Nordeste, 28,4% Sudeste, 21% Norte, 14% Centro-Oeste e 0,6% Sul.

Outra necessidade apontada foi de envolver as coordenadorias regionais para desenvolver ações focadas na aproximação com bolsistas e ex-bolsistas que, posteriormente, poderão  integrar o quadro associativo da ABRAPPS. A diretora geral Fátima Aparecida Silva reiterou a importância de fortalecer a entidade, contudo é preciso qualificar a participação nessa fase que a ABRAPPS  começa a ter maior inserção social, com a elaboração e execução de projetos.

Três propostas para captação de recursos foram apresentadas pelos associados. A primeira delas foi de Ronaldo Pereira Santos. Trata da formação de rede e fortalecimento institucional da ABRAPPS, com duração de dois anos e objetiva levantar recursos para manter os gastos estruturais e de logística da associação, bem como criação e manutenção de site, contratação de profissional para elaboração de projetos e captação de recursos.  A segunda proposta é do  associado Pedro Paulo Piani, que defende a formação de uma rede nacional de monitoramento da equidade em ciência, tecnologia e inovação em várias áreas de atuação da ABRAPPS. Outro projeto foi apresentado  pelo associado Francisco Kennedy que propõe a criação de uma rede de apoio às comunidades amazônicas na melhoria da qualidade de vida.

Ficou definido que os referidos projetos deverão ser encaminhados à diretoria, que criará uma comissão de avaliação de projetos - a ser constítuida por associados – para participação em futuros editais.
No encontro foi discutido a possibilidade de realizar o 1º Congresso ABRAPPS e sucessão da atual diretoria. Até o final de agosto serão definidos os membros que irão compor a comissão eleitoral que conduzirá a eleição em abril de 2013.

Fonte: Diretora geral Fátima Aparecida Silva
Texto: Ivonete da Silva Lopes

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