Ontem,
dia 22 de abril, a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela
Justiça Social (ABRAPPS) esteve reunida em São Paulo para definir as ações que
deverão ser implementadas neste segundo ano de mandato e avaliar o trabalho já desenvolvido.
Na
avaliação geral, o saldo foi positivo com destaque a regularização da entidade
que está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e teve o
regimento interno aprovado. O diretor financeiro José Raimundo, que coordenou o
processo, informou que ainda falta inscrever a associação na prefeitura e em
outras instâncias para cumprir os critérios, normalmente, requeridos para
concorrer a editais. Outro avanço nesse primeiro ano de gestão foi a ampliação
dos mecanismos de comunicação, implementados com o intuito de fortalecer o vínculo entre os
ex-bolsistas. A ABRAPPS possui um blog
(blogdaabrapps.blogspot.com.br) e um grupo de discussão no facebook , que conta
com a adesão de 80 bolsitas e ex-bolsistas.
Pauta – No encontro ficou definido a cobrança da anuidade dos
associados, conforme previsto no regimento interno. A aprovação dessa proposta e o valor da mensalidade serão definidos em consulta
pública online ainda no primeiro semestre. O secretário executivo, Fábio Santos
de Andrade, alertou sobre a necessidade de realizar o recadastramento para
atualizar os dados dos 67 associados, dos quais 36% estão na região Nordeste, 28,4% Sudeste, 21%
Norte, 14% Centro-Oeste e 0,6% Sul.
Outra
necessidade apontada foi de envolver as coordenadorias regionais para desenvolver
ações focadas na aproximação com bolsistas e ex-bolsistas que, posteriormente,
poderão integrar o quadro associativo da
ABRAPPS. A diretora geral Fátima Aparecida Silva reiterou a importância de
fortalecer a entidade, contudo é preciso qualificar a participação nessa fase
que a ABRAPPS começa a ter maior
inserção social, com a elaboração e execução de projetos.
Três propostas para captação de recursos foram apresentadas
pelos associados. A primeira delas foi de Ronaldo
Pereira Santos. Trata da formação de rede e
fortalecimento institucional da ABRAPPS, com duração de dois anos e objetiva
levantar recursos para manter os gastos estruturais e de logística da associação,
bem como criação e manutenção de site, contratação de profissional para
elaboração de projetos e captação de recursos. A segunda proposta é do associado Pedro Paulo Piani, que defende a
formação de uma rede nacional de monitoramento da equidade em ciência,
tecnologia e inovação em várias áreas de atuação da ABRAPPS. Outro projeto foi
apresentado pelo associado Francisco
Kennedy que propõe a criação de uma rede de apoio às comunidades amazônicas na
melhoria da qualidade de vida.
Ficou definido que os referidos projetos deverão ser
encaminhados à diretoria, que criará uma comissão de avaliação de projetos - a
ser constítuida por associados – para participação em futuros editais.
No encontro foi discutido a possibilidade de realizar o 1º
Congresso ABRAPPS e sucessão da atual diretoria. Até o final de agosto serão
definidos os membros que irão compor a comissão eleitoral que conduzirá a
eleição em abril de 2013.
Fonte: Diretora geral Fátima Aparecida Silva
Texto: Ivonete da Silva Lopes
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